Viroses de verão: conheça os sintomas e como evitar
O verão é uma das épocas mais aguardadas do ano e, para aproveitar muito a estação, é preciso tomar alguns cuidados. Muito além do protetor solar para evitar queimaduras e muita água para evitar a desidratação, é preciso ter atenção com a manipulação e a conservação dos alimentos para evitar as famosas “viroses”.
Muito embora chamamos de “virose” todo tipo de intoxicação alimentar, essa infecção na verdade pode ser causada tanto por vírus quanto por bactérias que contaminam os alimentos, durante o preparo ou a conservação.
No verão, os quadros de virose são ainda mais comuns, pois, com o aumento das temperaturas, fica mais difícil conservar e acondicionar os alimentos corretamente. Com uma temperatura em torno de 37°, os microrganismos se multiplicam rapidamente, liberando toxinas que provocam os sintomas das viroses e, em casos mais graves, podem levar às hepatites.
Sintomas e tratamento das viroses
Os sintomas da virose são muito conhecidos. Em geral, a pessoa tem vômito, diarreia, enjoo, falta de apetite e dores musculares e abdominais. Em alguns casos é possível apresentar febre.
Não existe nenhum tratamento específico para as viroses. Por isso, o ideal é tomar muita água, fazer repouso e manter uma boa alimentação até se recuperar. É aconselhável que se consuma alimentos leves e de fácil digestão, dando preferência às frutas, legumes e carnes magras. Evite frituras e alimentos gordurosos até a recuperação completa do organismo.
Mesmo com os vômitos constantes, é necessário ingerir muita água. Para não desidratar, recomenda-se a ingestão de soro caseiro feito com a mistura de um litro de água, uma colher de chá de sal e duas colheres de chá de açúcar. O soro deve ser ingerido diversas vezes durante o dia, mesmo que em pequenas quantidades.
Em geral, os sintomas somem em até três dias. Porém, caso persistam, o ideal é buscar um médico e evitar a automedicação.
Atenção à manipulação dos alimentos
Um dia de praia, uma fominha e uma barraquinha. Pronto, no dia seguinte dores de barriga, diarreias e vômitos. Para evitar as viroses, é muito importante ter atenção aos locais onde se compram os alimentos, bem como de que forma são manipulados. Verifique o estado da geladeira, a utilização de luvas e a higienização constante das mãos antes de comprar alimentos neste tipo de comércio.
Cuidado dobrado no caso das crianças! Como eles são mais sensíveis, a probabilidade de terem uma virose é ainda maior. Por isso, preste atenção aos alimentos que elas consomem, principalmente em comércios informais.
Em casa, faça sempre uma boa higiene e cozimento dos alimentos. Para cozinhar bem os alimentos são necessários temperaturas acima de 74° C para a eliminação total dos microrganismos. Muita atenção também à geladeira. A temperatura ideal desse eletrodoméstico deve estar entre 4 a 10° C. Boa parte dos casos, as infecções são adquiridas em casa e não na rua, como muitos pensam.
E você, já sabe como aproveitar de verdade o seu verão? Tem dúvidas, dicas ou ideias sobre saúde e qualidade de vida? Então deixe seus comentários abaixo e continue seguindo nosso blog!