Sinusite crônica: sintomas e tratamentos.
Existem pessoas que sofrem de sinusite crônica, doença que surge várias vezes ao longo do ano, com duração de até 12 semanas. Normalmente, ela aparece junto com dor de cabeça, febre, cansaço, coriza e perda de apetite. As mucosas dos seios da face - região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz -, maçãs do rosto e olhos ficam inflamadas.
Na sinusite crônica, o sintoma preponderante é a tosse, que geralmente se intensifica à noite quando a pessoa se deita e logo pela manhã. A secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas. No decorrer do dia, a tosse é menos frequente.
Médico especializado em sinusite crônica
É de fundamental importância que um profissional especialista em otorrinolaringologia seja consultado. É ele que vai verificar em que nível se encontra a inflamação.
Porém, existem algumas formas de amenizar os sintomas antes de ir ao médico. A primeira providência é diluir a secreção para seja eliminada mais facilmente. Para ajudar nesse processo.
Veja 4 dicas para aliviar os sintomas da sinusite crônica:
1. Beba bastante água (pelo menos 2 litros por dia);
2. Goteje de duas a três gotas de solução salina nas narinas, várias vezes ao dia. Prepare você mesmo a solução: para cada litro de água fervida, acrescente uma colher de chá de açúcar e outra de sal. Espere esfriar para utilizar;
3. Faça inalações com a solução ou soro fisiológico, ou vapor de água quente;
4. Evite o ar condicionado, que resseca as mucosas, locais poluídos ou com poeira e fumaça de cigarro.
O que fazer quando a sinusite crônica já virou uma infecção?
Na maioria dos casos de sinusite crônica, após o médico pedir uma tomografia computadorizada de seios paranasais e se certificar da enfermidade, ele vai prescrever um tratamento que envolve medicamentos, como antibióticos, corticosteróides sistêmicos (via oral) e spray nasal.
Além disso, algumas pessoas possuem pólipos no nariz ou outros problemas anatômicos e o médico poderá recomendar uma cirurgia. No entanto, a cirurgia não resolverá alergias ou infecções, que poderão fazer com que a sinusite volte.
Saiba mais sobre o tratamento da sinusite crônica
Além do tratamento tradicional, há pessoas que optam pelo fitoterápico, que utiliza variedade de plantas para o controle da enfermidade, como o eucalipto e a equinácea. Essas plantas possuem ação descongestionante e estimulante do sistema imunológico.
Mesmo com esse tipo de tratamento, recomendamos que o paciente sempre procure a orientação de um médico especialista. Afinal, os remédios fitoterápicos também precisam ser ministrados com doses certas para que não haja efeitos indesejados.
Você tem sinusite crônica? Como se trata? Conte-nos sobre isso e deixe sua opinião sobre nossas dicas.