Entenda a importância do Programa de Conservação Auditiva – PCA
A perda auditiva ocupacional, induzida por ruídos ou vibrações, continua a ser um dos distúrbios ocupacionais mais comuns. Esse é um dos motivos pelos quais o Programa de Conservação Auditiva (PCA) é tão importante.
A implementação de um Programa de Conservação Auditiva exige vários elementos como a medição do ruído ao qual os trabalhadores estão expostos, implementação de controle de ruído, realização de exames auditivos frequentes nos trabalhadores, treinamento e o uso de proteção auditiva.
Mas qual a importância do Programa de Conservação Auditiva para a sua empresa? É o que você vai descobrir agora!
Programa de Conservação Auditiva: do que trata?
O ruído associado a vibrações, radiações ou a agentes químicos pode causar muitos danos à audição. O Programa de Conservação Auditiva tem por objetivo garantir a saúde auditiva dos trabalhadores que estejam expostos a altos níveis de pressão sonora por meio da prevenção e tratamento das perdas auditivas ocupacionais.
Para um controle eficaz, o PCA deve ser integrado com o PCMSO e o PPRA e ser realizado em parceria com todos os setores da empresa como medicina, engenharia e administração de pessoal.
Quais são os objetivos do PCA?
Os objetivos do PCA são:
- identificar rapidamente os funcionários com perda auditiva ou com problemas de audição;
- reduzir os custos associados a insalubridade e às reclamações trabalhistas;
- melhorar a rotina de trabalho dos trabalhadores da empresa;
- fazer o diagnóstico precoce de doenças e perdas auditivas;
- adequar a empresa às exigências da lei.
Com qual periodicidade deve ser realizada a audiometria no PCA?
Os exames audiométricos devem ser realizados na admissão, seis meses após a admissão, anualmente e na demissão dos funcionários. Na demissão, o exame audiométrico é considerado válido se tiver sido realizado até 135 dias antes da data do exame médico demissional, caso a empresa seja classificada em risco 1 ou 2.
Caso a empresa seja classificada em risco 3 ou 4, o exame audiométrico é válido caso tenha sido realizado em até 90 dias antes do exame médico demissional.
O intervalo mínimo entre os exames audiométricos pode ser reduzido mediante negociação coletiva de trabalho, por notificação de agente do Ministério do Trabalho ou ainda a critério da empresa. Outros exames médicos podem ser realizados, a critério da empresa, para avaliar a saúde auditiva dos funcionários.
Quais são os benefícios do PCA para a empresa?
O PCA pode oferecer muitos benefícios para a empresa, entre eles podemos citar a diminuição do número de acidentes e aumento da produtividade, devido à redução do estresse e a melhoria das condições de trabalho.
Além disso, o Programa de Conservação Auditiva possibilita a redução de gastos com contratações e treinamentos, melhoria no relacionamento entre os funcionários e a administração da empresa, e também a redução de gastos com indenizações trabalhistas.
O PCA envolve um trabalho de vigilância e controle do ambiente de trabalho para eliminar os níveis sonoros capazes de provocar danos à audição dos trabalhadores por meio do reconhecimento e da antecipação do controle de riscos.
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