O que é e como se prevenir da poliomielite?
A poliomielite é uma doença viral que pode prejudicar os nervos e levar a um quadro de paralisia total ou parcial. Embora seja denominada de paralisia infantil, a enfermidade pode afetar adultos e crianças. Vale citar que ela foi praticamente erradicada em diversos locais do mundo com campanhas de vacinação, incluindo o Brasil. Entretanto, o vírus causador pode ser facilmente encontrado em países da Ásia e da África. Vamos conferir mais sobre a poliomielite e acompanhar as dicas de saúde?
O que é
A poliomielite é uma enfermidade infecto-contagiosa aguda, ocasionada por um vírus existente no intestino, chamado de poliovírus. Saiba que cerca de 1% dos afetados pelo vírus pode desenvolver o tipo paralítico da doença. Todas as crianças a partir das seis semanas de vida devem receber a vacina.
Causas
A poliomielite é uma enfermidade ocasionada pela infecção do poliovírus. A mesma se espalha por meio de uma proximidade direta de um indivíduo a outro. Também pode ser transmitido por contato com catarro, muco ou fezes infectadas.
O vírus se insere pela boca e nariz e se prolifera no trato intestinal e garganta. Por lá ele atinge a corrente sanguínea e pode chegar ao cérebro. No momento em que a infecção ataca o sistema nervoso, ele elimina os neurônios motores e causa a paralisia nas regiões inferiores. O problema pode levar a consequências graves, inclusive à morte.
Vale citar que o período de incubação do vírus (prazo que leva entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sinais da doença), pode chegar a até 35 dias. Mas a média é de cerca de duas semanas.
Sintomas
Apesar da poliomielite causar a paralisia e poder levar até à morte, a maior parte dos indivíduos infectados com o poliovírus não apresenta sintomas, de tal forma que a enfermidade pode passar despercebida.
Poliomielite paralítica
Em quadros raros, a infecção pelo vírus leva à poliomielite paralítica, a mais séria da enfermidade. A poliomielite abortiva, como também é conhecida, ganha vários nomes dependendo da região do corpo prejudicada: medula espinhal (poliomielite espinhal), por exemplo. Sintomas desse tipo, como febre, muitas vezes simulam os da poliomielite não-paralítica. Mas ao passar uma semana podem surgir indícios como dores musculares, fraqueza e perda dos reflexos.
Poliomielite não-paralítica
A maioria dos pacientes apresenta o tipo não-paralítico da enfermidade. Em muitos casos a pessoa não manifesta nenhum sinal. Quando os sintomas começam a aparecer, geralmente são parecidos com os da gripe e de outras doenças virais moderadas ou leves. Alguns deles incluem fadiga, vômito, dor nas costas e de garganta e fraqueza muscular.
Tratamento
Não existe cura para a doença, por isso o foco consiste em reduzir a sensação de desconforto para garantir a qualidade de vida do indivíduo. O tratamento precisa começar o quanto antes para evitar qualquer tipo de complicação. Até porque se uma pessoa afetada pelo vírus não receber o atendimento correto na primeira suspeita da doença, ela sofrerá risco de morte. Alguns cuidados aliviam os sinais do paciente, como uso de analgésicos recomendados pelo profissional da saúde.
Lembrando que é muito importante conferir com um médico de sua confiança as indicações de vacinação contra poliomielite antes de embarcar para alguma região em que o vírus não foi totalmente erradicado.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!