O que você precisa saber sobre anestesias
Não há dúvida: uma cirurgia pode ser estressante. Se você tem uma cirurgia programada, pode ter dúvidas ou preocupações sobre a anestesia. A ideia de estar inconsciente ou de temporariamente perder a sensibilidade pode ser bastante desconcertante. Conhecer os conceitos básicos de anestesia pode ajudar a responder suas perguntas e aliviar as preocupações, seja um procedimento simples, seja uma cirurgia complicada.
O que é anestesia?
Basicamente, a anestesia é o uso de medicamentos para evitar a sensação de dor ou outra sensação durante a cirurgia ou outros procedimentos que podem ser dolorosos (tais como pontos ou remoção de verrugas). Os diferentes tipos de anestesia, seja administrada como uma injeção, seja por inalação de vapores ou gases, afeta o sistema nervoso, de várias maneiras através do bloqueio de impulsos nervosos e, por conseguinte, da dor.
Os hospitais e centros de cirurgia altamente qualificados utilizam uma grande variedade de medicamentos modernos e seguros, além de tecnologia de monitoramento altamente qualificada.
Quem faz a anestesia?
Um anestesista é um médico que se especializa na administração e monitoramento de anestésicos, medicamentos que entorpecem uma área do corpo ou ajudam o paciente a adormecer e permanecer dormindo. Um anestesista enfermeiro especialmente treinado ou um estudante de médico residente, juntamente com o cirurgião, pode ajudá-lo a gerenciar essa anestesia.
O anestesista irá supervisionar principais funções corporais, como a respiração, a frequência cardíaca e ritmo, a temperatura corporal, pressão arterial e os níveis de oxigênio no sangue durante a cirurgia. Além disso, ele vai discutir quaisquer problemas que possam surgir durante a cirurgia e controlar qualquer dor que você pode ter após a cirurgia, mantendo-o o mais confortável.
Quais são os tipos de anestesia?
A anestesia é dividida em três categorias principais: locais, regionais e gerais. Todas afetam o sistema nervoso de alguma forma e podem ser administrada através de vários métodos e medicamentos diferentes.
Anestesia local
Um medicamento entorpecente que pode ser dada como uma injeção, pulverização ou unguento aplicado apenas em uma pequena área específica do corpo (por exemplo, do pé, mão, ou uma área de pele). Com anestesia local, a pessoa está acordada ou sedada, dependendo do que é necessário.
A anestesia local é utilizada por um tempo curto e para pequenos procedimentos em pacientes ambulatoriais. A medicação pode amortecer a área utilizada durante o procedimento e durante um curto período de tempo após a sua conclusão, para ajudar a controlar o desconforto pós-operatório.
Anestesia regional
Um anestésico é injetado perto de um conjunto de nervos e entorpece uma grande área do corpo. É o que ocorre com a epidural, quando as mulheres estão em trabalho de parto e a anestesia afeta os membros inferiores. Em geral, a anestesia regional é usada para uma pessoa se sentir mais confortável durante e após a cirurgia.
Anestesia geral
Utilizada para deixar o paciente completamente inconsciente, sem consciência ou memória da cirurgia. A anestesia geral pode ser administrada através de uma infusão na veia, frequentemente no braço, ou por inalação de vapores ou gases através de uma máscara ou um tubo de respiração.
Lembre-se que o anestesista estará presente antes, durante e depois da operação para controlar a administração de drogas anestésicas e garantir que você receba a dose correta de cada vez.
Você já fez alguma anestesia? Como foi? Compartilhe sua experiência nos comentários!