Quais os sintomas do infarto?
Você sabia que o infarto do miocárdio é a primeira causa de morte do Brasil? É O que mostra a base de dados do DATASUS, departamento de informática do SUS, que contabiliza aproximadamente 100 mil mortes anuais causadas pela doença. Mas, como o infarto acontece? Ele ocorre quando uma artéria é obstruída pelo acúmulo ou rompimento de placas de gordura que vão se unindo nas paredes dos vasos. Quando isso acontece, o fluxo de sangue que vai para o coração pode ser bloqueado, ocasionando falta de nutrientes e de oxigênio no coração. Depois disso, o músculo cardíaco poder morrer ou ficar danificado permanentemente.
Como os seus sintomas são mais sutis e facilmente confundidos com enfermidades musculares, problemas digestivos ou musculares, não é fácil discerni-los. Porém, no artigo de hoje, separamos 12 sintomas que antecedem o infarto. Acompanhe:
Falta de ar
A falta de ar é ocasionada pelo mau funcionamento do coração, o que, consequentemente, afeta os pulmões.
Dor no peito
A dor, um sintoma comum do infarto, pode surgir no lado esquerdo do corpo e ombro, além das mandíbulas. É uma dor de pressão no peito.
Náuseas ou vômitos
O infarto libera os sinais aminérgicos, que causa alerta e dor no estômago, levando ao quadro de náuseas.
Palpitações
Esse sintoma, às vezes, acompanha um infarto devido às arritmias provocadas pela doença.
Sudorese
Esse sinal é também ocasionado pelos sinais aminérgicos, ou seja, de alerta, quando uma pessoa está infartando. A sudorese sempre vem acompanhada de outros sintomas.
Fraqueza excessiva e repentina
Nem todas as pessoas que sofrem um infarto têm esse sintoma, mas uma pequena porcentagem apresenta esse sinal.
Tontura
Apenas algumas pessoas contam que sentem tonturas, sempre acompanhadas por outros sinais.
Desmaio
Algumas pessoas podem ter uma síncope (perda de sentidos) decorrente de uma arritmia ou parada cardíaca. Nessa situação, uma massagem cardíaca pode ser feita, mas apenas por quem sabe realizá-la.
Tosse seca
A pessoa pode tossir intensamente, pois os pulmões são afetados devido ao infarto. A tosse frequentemente é acompanhada de outros sintomas.
Ansiedade
Um recente estudo canadense constatou que, nas mulheres, o infarto também pode ser confundido com ansiedade e agitação.
Mal-estar
Mal-estar gástrico que costuma ser confundido com azia.
Ter conhecimento dos possíveis indícios de um infarto do miocárdio é imprescindível e, se você tiver alguma dúvida diante da situação, uma ambulância deve ser acionada imediatamente ou a pessoa que está sofrendo o infarto deve ser encaminhada para o hospital mais próximo. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor, menos sequelas podem se manifestar. Além disso, mais da metade das mortes provocadas por esse problema acontece nas primeiras horas após o início dos sintomas.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Quer mais dicas para a sua saúde? Acompanhe o nosso blog e não perca mais nenhuma dica!