Entenda a importância da Higiene Ocupacional.
A higiene ocupacional atua de modo a evitar a ocorrência de possíveis doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, adquiridas quando o trabalhador é exposto a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem a devida proteção contra o risco envolvido.
Mas qual a importância da higiene ocupacional para a empresa? Quais são as etapas da implantação do Programa de Higiene do Trabalho? É o que você vai descobrir agora! Boa leitura!
O que é higiene ocupacional?
A higiene ocupacional antecipa, reconhece, avalia e controla os riscos relacionados à saúde do trabalhador e tem por objetivo proteger o seu bem-estar.
Além disso, a higiene ocupacional busca avaliar a extensão dos riscos ao qual os trabalhadores estão submetidos e, assim, implementar o controle desses riscos para evitar problemas de saúde a longo ou curto prazo.
Etapas do Programa de Higiene do Trabalho
O programa de higiene ocupacional é composto por 3 etapas: reconhecimento, avaliação e controle. O cumprimento das 3 etapas é fundamental para assegurar a prevenção adequada dos trabalhadores da empresa.
Reconhecimento: etapa em que todos os riscos à saúde do trabalhador são catalogados.
Avaliação: etapa na qual os níveis de exposição dos trabalhadores a possíveis agentes de risco são medidos.
Controle: etapa em que são avaliados os riscos relacionados à saúde do trabalhador. Nessa etapa, amostras de ar são colhidas para determinar se substâncias nocivas ao organismo estão presentes, o nível de ruído nas fábricas são medidos e conselhos práticos sobre como os trabalhadores podem se proteger dos riscos a sua saúde são fornecidos. Além disso, possíveis alterações nos equipamentos e processos devem ser implementados de modo a eliminar ou reduzir riscos.
Grupo Homogêneo de Exposição – GHE
A prevenção das doenças ocupacionais exige que os riscos à saúde dos trabalhadores sejam separados por processos ou por funções de trabalho. O Grupo Homogêneo de Exposição – GHE é responsável por analisar os riscos associados a cada posto de trabalho da empresa.
Os grupos devem ser divididos pelo tipo de risco e pelas funções ou tarefas que estão expostas ao agente ambiental, como
GHE1: Risco de ruído: operador de máquina pesada, mecânico e eletricista.
GHE2: Risco elétrico: eletricista e operador de máquina elétrica.
A análise dos grupos permite identificar os agentes de risco e assim criar o Mapa de Risco da empresa - ferramenta que garante a rápida visualização dos riscos e possibilita que adoções de medidas preventivas sejam tomadas com mais agilidade.
Qual a importância da higiene ocupacional?
Investir em higiene ocupacional traz inúmeros benefícios para a empresa como a diminuição do número de acidentes de trabalho, diminuição de processos judiciais trabalhistas e a melhoria dos processos de trabalho, o que se traduz em uma empresa mais eficiente e competitiva.
O Grupo SH Brasil atua como consultora no acompanhamento da saúde dos funcionários da sua empresa, adotando uma série de medidas de prevenção de doenças ocupacionais.
A sua empresa está investindo em saúde e segurança do trabalho? Quer saber mais sobre isso e como fazer para ter sucesso nessas questões?
Ligue 3622-7552