Dieta natalina: como ter uma ceia gostosa e saudável?
Final de ano lembra presentes, família, festa e muita comida saborosa e calórica. As ceias têm de tudo e parece que todo mundo se vê obrigado a comer excessivamente. No dia seguinte, a consciência pesa. Todo o regime feito foi perdido por causa de uma noite. Será que precisa ser assim? Claro que não! Você pode ter uma ceia de Natal muito saborosa, mas mais saudável. Veja nossas dicas e mantenha a forma nesse próximo natal, cuidando sempre da sua saúde.
Dicas para ter uma ceia de Natal saudável
1 - Faça o prato certo
Além de ter comidas saudáveis, você precisa estar pronto para montar um prato saudável. Ocupe metade dele com saladas e frutas. Depois, escolha uma carne magra para ocupar ¼ do prato e, para o restante, escolha um carboidrato, como o arroz integral, por exemplo.
2 - Faça aperitivos saudáveis
Os salgadinhos são os mais usados como aperitivos nas ceias de Natal, mas você pode inovar. Cenoura, pepino, tomatinho cereja e ricota são ótimos substitutos. Pouco calóricos e saborosos, quando servidos com um molho light, a base de iogurte, ervas e mostardas, tornarão sua ceia menos calórica sem perder o sabor.
3 - Castanhas devem permanecer
As castanhas são tradicionais nessa época do ano e são ótimas para saúde, pois possuem antioxidantes que protegem as células. Porém, elas também são muito calóricas, ou seja, não devem ser consumidas em excesso. Para evitar a tentação de comer muitas castanhas, ao invés de colocá-las como aperitivo, triture-as e coloque sobre a salada. Fica uma delícia!
4 – Esqueça a batata, faça salpicão
A maionese e o salpicão são bastante calóricos, mas entre os dois é melhor optar pelo salpicão, que é feito sem batata. Lembre-se que ela tem muito amido, o que deixa o alimento muito mais engordativo, enquanto o salpicão é a base de carne magra. Frutas secas como a uva passas podem dar uma incrementada no prato.
5 – Troque o arroz comum pelo integral
O arroz integral é muito saboroso e substitui perfeitamente o comum. Como é mais rico em fibras, aumenta a sensação de saciedade e ainda ajuda na formação do bolo fecal, colaborando para o bom funcionamento do intestino.
6- Faça carnes magras
Você não precisa fugir das carnes tradicionais, basta optar pelas mais magras como peito de peru, tender ou chester. Elas são ótimas fonte de proteína e menos calóricas do que as demais.
7 - Sobremesas
Mesmo sendo à noite, ninguém dispensa a sobremesa, mas é melhor esquecer as calóricas rabanadas. Uma dica interessante é fazer sorbets que são feitos só a base de frutas. Um dos mais fáceis e muito gostoso é o de banana. Basta você descascar a banana bem madura e picar em rodelas. Coloque para congelar por no mínimo 12 horas. Depois disso, bata só a banana no liquidificador. É formado um creme saboroso e doce. Pode servir sozinho ou com flocos de aveia.
Gostou das dicas? Aproveite o Natal sem perder a forma com essa ceia saudável!