Correr faz bem para a saúde?
Que os exercícios físicos são ótimos para a saúde, todo mundo já sabe. Mas será que a corrida é também um bom exercício para a saúde? Cultuada no passado e voltando agora com força total, será que a corrida é indicada para pessoas de todas as idades? Quais seus reais benefícios?
Correr é uma atividade física bem completa, que traz benefícios para o corpo todo. Porém, para usufruir de todos eles, é necessário começar a correr em dias alternados - de três a quatro vezes por semana -, e fazer outra atividade aeróbia, como bicicleta e natação nos outros dias. Depois, pode partir para os treinos mais puxados e específicos de três a quatro vezes por semana e treinos moderados ou leves nos outros dias.
Cuidados importantes
Tudo isto vai depender do condicionamento físico da pessoa e seus objetivos. Outras práticas importantes são a musculação e os alongamentos. Isto para garantir um suporte ao corpo que vai ajudar a melhorar o seu desempenho nas corridas. Mas, atenção! Antes de começar a correr e fazer estas outras práticas, procure um médico e peça uma avaliação física completa. Desta forma, você vai saber se a sua saúde está em dia para este tipo de exercício físico e se há alguma contra-indicação.
Agende uma consulta com um especialista: 71 3622-7555
A corrida é benéfica em todas as idades. Para os idosos, entretanto, é importante que eles estejam bem preparados. Ela pode ser incentivada já que há nada que impeça os exercícios aeróbios nesta fase da vida. Mas ai o acompanhamento médico é mais importante ainda.
Correr promove o retardamento do envelhecimento e preserva a independência funcional e motora. Também há uma elevação na auto-estima por causa do bem estar que proporciona.
Outros orgãos que são beneficiados:
Cérebro:
A corrida aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada à depressão, por exemplo.
Coração:
Ao correr, a pessoa exige que seu coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta.
Tecidos:
Com o aumento da circulação sanguínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecido.
Pulmões:
Correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.
Músculos:
A corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
Rins:
Com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
Ossos:
Estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.
Outras melhorias para o corpo e mente:
Estresse:
Com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.
Pressão arterial:
Correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue.
Libido:
Após meia hora de corrida, há um aumento da testosterona que permanece por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo e à auto confiança.
Peso:
Quanto maior a intensidade do exercício, maior a queima calórica e de gordura. A corrida gasta muitas calorias, favorecendo a perda ou a manutenção do peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.
Colesterol:
Correr diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.
Sono:
Correr melhora a qualidade de sono, fazendo a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.
Está pronto para começar a correr? Procure um médico e boa corrida!