Como melhor o apetite de crianças?
Uma perda ocasional de apetite da criança é normal e geralmente não é motivo de preocupação. O fato é que o apetite das crianças pode variar muito de um dia para outro, dependendo de seu nível de atividade, compromissos e até mesmo o clima. Todas as crianças saudáveis passam por períodos em que não têm muito apetite, mas quando a perda de apetite é prolongada ou acompanhada com perda de peso, é preciso procurar o pediatra.
Os surtos de crescimento também podem afetar o apetite. Quando o crescimento do seu filho diminui, o apetite diminui também. A maioria das crianças experimentam surtos de crescimento durante o primeiro ano de vida e, em seguida, novamente entre 8 e 13 para meninas e 10 a 15 para os meninos. Não se assuste, é só esperar algumas semanas, e o apetite provavelmente voltará ao normal.
Geralmente, os principais motivos que ocasionam a diminuição do apetite incluem algumas doenças, certos medicamentos, problemas emocionais, ou simplesmente maus hábitos alimentares.
Descubra como melhorar o apetite e a alimentação do seu filho
Manter um horário regular
Famílias que são muito ocupadas podem sofrer dificuldades em estabelecer refeições regulares, mas a criação de um horário determinado para a alimentação realmente ajuda a aumentar o apetite. Se o seu filho está constantemente beliscando alguma coisinha, obviamente ele não sentirá fome na hora da refeição. Especialistas em pediatria sugerem que os lanches e as refeições sejam feitas mais ou menos no mesmo horário todos os dias.
Avise seu filho dez minutos antes da comida ficar pronta, para que ele tenha tempo de terminar o que estiver fazendo, lavar as mãos e se concentrar em comer. Desligar a TV, e sentar-se à mesa com a família reunida também ajuda muito as crianças a comer melhor.
Limite o consumo de bebidas açucaradas
Beber grandes quantidades de líquido como refrigerante, suco, leite ou outras bebidas aromatizadas pode saciar a criança, deixando-a sem fome na hora da refeição. Um estudo, da Universidade de Toronto, descobriu que os meninos que receberam uma bebida açucarada 30 minutos antes da hora da refeição comeram menos.
Especialistas recomendam que crianças entre as idades de 1 a 6 devem ingerir não mais que 200 ml de suco por dia. Crianças com mais de 7 anos de idade devem beber menos do que 600 ml de suco por dia. E por fim, as crianças só precisam de duas a três porções diárias de leite. Se o seu filho está bebendo mais do que as quantidades recomendadas, esta pode ser a causa da sua falta de apetite.
Crie um ambiente agradável durante a refeição
Um estudo publicado em 2006 na revista americana "Appetite" descobriu que crianças em fase pré-escolar que foram pressionadas a “raspar o prato”, na verdade, comeram muito menos do que o habitual, ainda fizeram comentários negativos sobre a comida, do que as crianças que não foram submetidas a pressão.
Ofereça alimentos saudáveis e permita que o seu filho escolha qual desses alimentos que ele quer comer e o quanto ela quer comer. Não subestime as crianças, elas geralmente são boas em determinar a quantidade de comida que precisam.
Um momento de refeição agradável e sem estresse pode ser a melhor maneira de incentivar um apetite saudável no seu filho. Agradável, refeição vezes sem estresse pode ser a melhor maneira de incentivar um apetite saudável.
Incentive o exercício físico
Esta é uma das melhores formas de abrir o apetite de uma criança. Ao gastar energia, automaticamente o corpo mandará sinais de que precisa de alimentação para repor as calorias que foram gastas. Encoraje o seu filho a se exercitar, brincar, se mover. Tudo é válido, e você ainda estará criando hábitos de vida mais saudáveis, ao contrário do sedentarismo.
Você já passou por alguma situação parecida? O que você fez para que seu filho voltasse a ter apetite? Compartilhe conosco nos comentários!