Check-up cardiológico: porque é importante e quando fazer.
Os problemas no coração costumam ser responsáveis pela maioria das mortes evitáveis. Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos fatores causadores de doenças cardiovasculares podem ser modificados através da prevenção. Por isso, o check-up cardiológico é tão importante.
Mesmo quando a pessoa não apresenta sinais de problema cardíaco, alguns fatores de risco podem apontar a necessidade do check-up, seja para identificar problemas pré-existentes ou mesmo para controlar alterações que venham a prejudicar a saúde do coração.
Veja a seguir como fazer um check-up cardiológico e porque ele é fundamental para sua saúde e qualidade de vida!
Fatores de risco que exigem um check-up cardiológico
As doenças do coração costumam ter duas origens bem definidas: a hereditariedade e os maus hábitos. Portanto, com base desses dois aspectos, os fatores de risco para doenças cardíacas se tornam mais visíveis.
Assim, pessoas que possuem histórico familiar de problemas no coração, obesos, fumantes e sedentários, bem como indivíduos com uma rotina de trabalho estressante, devem fazer o check-up cardiológico regularmente.
Além disso, portadores de diabetes, doenças endócrinas, problemas renais e hipertensos também necessitam de acompanhamento com o cardiologista, pois apresentam maior risco de desenvolver um problema no coração.
Vale ressaltar que a idade recomendada para a realização do check-up cardiológico é de 35 anos para os homens e 40 anos para as mulheres. Isso, é claro, considerando um indivíduo saudável.
Pessoas com maior predisposição ou que apresentem sintomas de problema cardíaco devem procurar um especialista para a realização de exames já por volta dos 20 anos de idade.
Principais exames desse tipo de check-up
Ao fazer um check-up cardiológico, o paciente passa primeiramente pela avaliação clínica do cardiologista. Na consulta, ele fará uma investigação sobre as condições gerais de saúde, hábitos alimentares e de rotina, fatores de risco, entre outros.
Feito isso, serão solicitados alguns exames laboratoriais - geralmente de sangue e urina - e exames de imagem que ajudam a identificar possíveis problemas no coração. Entre os principais exames solicitados no check-up estão
- - Eletrocardiograma - serve para avaliar a atividade elétrica do coração e seu ritmo, analisando a velocidade e quantidade das batidas. Serve para diagnosticar a presença de arritmias e infarto, entre outros;
- - Ecocardiograma - é um exame de imagem que analisa o fluxo sanguíneo, bem como a estrutura e o funcionamento do coração, artérias e válvulas;
- - Teste ergométrico - é utilizado para avaliar como o coração se comporta diante de um esforço, analisando os dados de ritmo, frequência cardíaca e pressão arterial;
- - Holter - serve como complemento ao eletrocardiograma, onde o aparelho deve ficar preso ao corpo do paciente por um período de 24 horas, registrando as possíveis alterações cardíacas.
Quais doenças podem ser prevenidas com o check-up cardiológico?
Ao realizar o check-up cardiológico, é possível prevenir a maior parte das doenças cardíacas. Desde infarto, arritmias, angina e cardiomiopatias, passando por hipertensão, insuficiência cardíaca, arteriosclerose e Acidente Vascular Cerebral (AVC), a realização de consultas preventivas e exames periódicos pode identificar problemas logo na fase inicial, possibilitando um tratamento mais rápido e eficaz.