Acne: o que causa e como evitá-las?
A acne ocorre pela obstrução de glândulas de gordura da pele, que formam inflamações e erupções, onde surgem as chamadas espinhas.
No entanto, esse é um problema decorrente de uma série de fatores, como o excesso de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, desregulação hormonal (um dos motivos de surgir na pré-adolescência), maior tendência do organismo à inflamação e ao acúmulo de células mortas.
Apesar de ser muito comum em adolescentes e jovens, também atinge pessoas na fase adulta. Pode aparecer em várias partes do corpo, mas os locais mais comuns são o rosto e pescoço, costas e braços.
A acne pode ser classificada em em grau 1 e 2. No grau 1, ela é caracterizada pelos cravos e comedões. Já o grau 2 é a forma inflamatória, que são as espinhas, geralmente com presença de pus.
Relação entre acne e alimentação
Os alimentos podem exercer grande influência sobre o aparecimento da acne. Alguns deles, como carboidratos, leite e frituras possuem ingredientes inflamatórios que alteram a produção hormonal, aumentando os cravos e as espinhas.
Por isso, uma alimentação balanceada, rica em carne brancas (principalmente peixes, por conta do ômega-3), verduras, legumes e frutas, sem a presença industrializados e ultraprocessados como base regular, tende a amenizar o problema, devido aos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Como evitar o aparecimento da acne?
Apesar de não haver uma fórmula capaz de impedir completamente o aparecimento da acne, alguns cuidados podem prevenir o problema e evitar que ele surja com frequência. Para isso, manter uma rotina de limpeza e cuidados diários é fundamental, sempre utilizando produtos dermatologicamente testados e indicados para pele oleosa.
Como o excesso de oleosidade é um dos principais fatores causadores de acne, recomenda-se utilizar produtos adstringentes, capazes de retirar esse excesso e também eliminar as células mortas, especialmente na região da face. Além disso, uma dieta saudável, com alimentos naturais, ajuda a diminuir a inflamação da pele como um todo.
Principais cuidados com a pele acneica
Pessoas que possuem tendência à acne devem criar uma rotina de cuidados para evitar o problema, especialmente na região da face. Além disso, o tratamento para as áreas já afetadas requer disciplina, pois exige o uso contínuo de produtos que devem ser prescritos pelo dermatologista.
A higienização é o primeiro passo, onde se deve limpar cuidadosamente com produtos dermocosméticos indicados para o seu tipo de pele. Na ordem: sabonete ou gel de limpeza e tônico adstringente.
Porém, essa limpeza não deve ser feita mais do que duas vezes ao dia, sob o risco de provocar ainda mais oleosidade na pele, o chamado efeito rebote.
É bem importante não esquecer de aplicar o filtro solar, uma vez que a exposição ao sol em excesso também pode causar o aparecimento das chamadas acnes solares. Sempre dê preferência para os protetores com toque seco (oil free).
Vale lembrar que, para todos os tipos de acne, os cuidados e tratamentos devem ser recomendados pelo dermatologista. Somente o especialista será capaz de avaliar o quadro e indicar os produtos mais adequados para o seu tipo de pele.