Psicologia: conheça suas áreas de atuação.
A psicologia é uma área que se dedica ao estudo do comportamento humano. É uma ciência que busca compreender os processos mentais e as interações humanas em contraste com o espaço social. Pode ser aplicada de diversos modos e em distintos ambientes, como no campo social, educacional e trabalhista.
Uma das possibilidades da psicologia é aquela também desenvolve o atendimento em ambientes escolares. Desse modo, ela auxilia estudantes a se relacionar melhor com o espaço coletivo e a refletir sobre qual caminho profissional seguir.
Já a psicologia voltada à orientação profissional costuma beneficiar aqueles que têm dúvidas sobre a carreira, por meio do diálogo que destaque suas habilidades e interesses pessoais. É também uma área de atuação da psicologia que pode auxiliar pessoas em transição de carreira e objetivam novos horizontes profissionais.
Também é comum a atuação da psicologia no estímulo à relação entre as condições psicológicas das pessoas e o trabalho que executam. Ela pode ser empregada na avaliação profissional para processos de seleção e contratação. Mas, também é aplicada para garantir melhores condições laborais que permitam o bem-estar do trabalhador.
O que é psicologia clínica e como ela atua?
Nesse universo de abrangência, a psicologia clínica diz respeito ao estudo de transtornos mentais ou de como questões emocionais incidem sobre outras doenças. O seu objetivo é encontrar soluções que estejam alicerçadas no bem-estar humano e no seu desenvolvimento mental e social.
A área também aponta algumas diferenciações quanto ao atendimento de grupos e indivíduos. O aconselhamento terapêutico e a psicoterapia, por exemplo, são processos semelhantes e que muitas vezes se completam.
Porém, existem algumas diferenças, como a brevidade do aconselhamento terapêutico em detrimento da profundidade a que a psicoterapia se reserva. O aconselhamento, em geral, está relacionado mais à prevenção do que ao tratamento, enquanto a psicoterapia se dedica a uma escuta mais reflexiva e mais integral.
A psicoterapia é um processo voltado para a escuta do indivíduo, mas também pode ser realizada em grupos. Seu objetivo é construir formas de lidar com as emoções ou mesmo com o estresse a que estamos submetidos, seja no ambiente de trabalho, familiar ou em qualquer situação encontrada no cotidiano.
Como a psicologia clínica pode auxiliar na superação de transtornos mentais e outras dificuldades emocionais?
No Brasil, uma em cada três pessoas já apresentaram sinais de algum transtorno mental. Os mais comuns, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são a depressão e o Transtorno de Ansiedade (TAG). A informação demonstra a importância da psicologia clínica, indicada não apenas a quem sofre de algum transtorno mental, mas para todas as pessoas que buscam conhecer melhor a si mesmas.
Nesse sentido, a psicologia clínica pode auxiliar na travessia de momentos difíceis, como luto, separações ou mudanças bruscas, que levam ao surgimento do Transtorno do estresse pós-traumático, por exemplo.
Também é uma prática sugerida para que o indivíduo desenvolva relações mais saudáveis em seu convívio. Em geral, ela se desenvolve no diálogo e na escuta entre o consulente e o psicoterapeuta ao longo de sessões.
Essa abordagem contribui para o cuidado com a saúde mental, especialmente em casos como a Síndrome do Impostor, que pode atrapalhar as relações profissionais. Também no tratamento de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia, é fundamental ter um acompanhamento psicoterapêutico.
Muitas vezes, tais doenças e síndromes são banalizadas, prejudicando a saúde física e o convívio social do indivíduo. Por isso, ter atenção com a saúde mental está diretamente relacionado com o autocuidado e a prevenção de outras doenças graves.
Importância da psicologia clínica no atual contexto mundial
A crise sanitária enfrentada por conta da pandemia de Covid-19 tem afetado a vida das pessoas drasticamente. É natural que nossas preocupações aumentem. As mudanças bruscas no convívio, as alterações no ambiente de trabalho e o isolamento social podem abalar nossa saúde mental, provocando mudanças de humor, estresse, ansiedade ou depressão.
Por isso, é importante olhar para si mesmo e para a saúde do seu corpo de forma integral, considerando fatores físico, mentais e emocionais. Perceber as mudanças no próprio comportamento, estar aberto ao diálogo e procurar ajuda profissional são iniciativas que podem fortalecer todas as pessoas nesse momento de dificuldade coletiva.
Buscar auxílio psicológico é um exercício de maturidade e de conhecimento de nossos próprios limites. Desvendar nossas dificuldades e conversar sobre elas é um caminho inteligente para uma melhor qualidade de vida e um convívio mais harmônico com ambiente que nos cerca.
O cuidado com a saúde mental é uma parte importante para a saúde integral do ser humano. A psicologia clínica pode ajudar você a melhorar sua qualidade de vida!