Importância da liderança na Segurança do Trabalho
Numa empresa, os gestores são a peça-chave para o funcionamento dos setores. Cabe à liderança da empresa a contratação e o treinamento dos funcionários.
Esse setor também é responsável por estabelecer uma boa comunicação entre todos os membros da equipe, requisito fundamental para garantir o controle de riscos ocupacionais e a prevenção de acidentes de trabalho que possam comprometer a integridade física dos trabalhadores.
Além disso, a liderança da empresa deve servir de exemplo para todos os empregados e atuar junto a eles na construção de um ambiente de trabalho seguro.
Quer saber mais sobre a importância da liderança no cumprimento das normas de trabalho? Continue a leitura!
Papel da liderança no cumprimento das normas de segurança do trabalho
1. Assegurar que todas as normas sejam cumpridas
A segurança do trabalho não pode existir apenas nas diretrizes e políticas de melhores práticas. Um ambiente de trabalho seguro é baseado em quão bem as pessoas, tanto no gerenciamento quanto no chão de fábrica, aderem - e se comunicam - sobre os padrões de segurança.
O alicerce de qualquer esforço bem-sucedido de segurança no local de trabalho é aquele que incentiva os funcionários a identificarem comportamentos inseguros e oportunidades de melhoria, além de tomar decisões de segurança bem informadas durante as tarefas rotineiras diárias.
As normas de segurança do trabalho devem ser vistas como prioridade pela liderança da empresa, uma vez que delas dependem o bem-estar físico e mental de todos os funcionários. Essas normas devem ser intensamente divulgadas e conhecidas por todos os funcionários da empresa.
Também é função dos gestores servir de exemplo para todos os funcionários no cumprimento e na implementação das normas estabelecidas. Além disso, os gestores devem assegurar que todas as normas sejam colocadas em prática, em todos os setores da empresa.
2. Fomentar a identificação de riscos
Como a liderança possui uma ampla visão de todo o funcionamento da empresa e das atividades exercidas por cada funcionário, cabe a ela verificar os riscos de cada atividade da empresa. Também cabe aos gestores garantir que seus funcionários tenham um ambiente de trabalho seguro.
A comunicação exerce um papel-chave nesse processo, uma vez que permite que todos os funcionários da empresa expressem suas opiniões sobre o assunto e se inteirem sobre as normas de prevenção de quaisquer riscos de acidentes.
3. Fornecer equipamentos de proteção individual
Dependendo do trabalho, equipamentos como protetores auriculares, capacetes, óculos de segurança, luvas ou máscaras faciais reduzem bastante o risco de lesões no local de trabalho. A liderança da empresa deve fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva (EPCs) para todas as atividades que exigirem o uso desses equipamentos e instruir os funcionários sobre a importância do uso e como eles devem ser utilizados.
Os gestores e líderes também devem oferecer a todos os funcionários da empresa cursos de treinamento e capacitação, de modo a orientá-los a executarem todas as tarefas com segurança.
Também cabe aos gerentes compartilhar com os funcionários dados estatísticos sobre acidentes de trabalho e os riscos inerentes que seu trabalho lhes oferece diariamente. Os lideres também devem fornecer incentivos que os recompensem por exemplificar um ótimo comportamento de segurança no local de trabalho.
Como você pode ver, é função dos líderes da empresa garantir aos funcionários um ambiente de trabalho seguro, melhorando a comunicação interna, fornecendo EPIs e treinamentos constantes, de modo a garantir a segurança de todos.
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